sexta-feira, 23 de agosto de 2019

A importância de ter uma organização financeira

Uma das minhas metas de vida é transmitir essa ideia para o maior número de pessoas possível: a importância de ter uma organização financeira.

Sou professora da rede estadual do RS, estamos desde 2014 sem aumento salarial e além disso, com parcelamento e atrasos no pagamento dos salários. Diante disso o que mais ouço nos meus dias são os colegas apavorados, fazendo antecipação do salário no banco ou pegando empréstimos. Isso me dá muita tristeza, pois com isso eles precisam pagar taxas ao banco e R$ 20 reais nesse período sem aumento salarial é um valor bem significativo.

Inicio de 2014 o governador enviou para a Câmara uma proposta de congelamento salarial, e em 2017 foi aprovado uma PEC condicionando os aumentos salariais ao crescimento do RS pelos próximos dez anos. Em resumo, essa situação surgiu e a unica maneira de escapar era se organizando.

Fui reduzindo minhas contas, comprando o mínimo possível, nessa época já estava estudando sobre o minimalismo e as duas situações se encaixaram, a minha ideia era ter sempre um salario de folga no banco para caso o governo não pagasse o salário naquele mês eu não ficasse sem dinheiro na conta.

A minha meta era reduzir meus gastos pela metade, em 2014, e em 2016, quando comecei a estudar sobre investimento passou a ser reduzir pela metade novamente, bem difícil, mas não seria impossível, e com isso fui enxugando mais ainda os gastos.

Entre as mudanças, lá em 2014 nós almoçávamos fora pelo menos umas três vezes na semana, hoje é raramente, talvez uma ou duas vezes no mês; comíamos lanche duas ou três vezes por semana, hoje é uma vez e nem é toda semana. As contas começaram a ser anotadas, os investimentos a receberem um selo de qual o destino, e assim fomos caminhando e hoje não sinto um aperto quando o salário atrasa, sempre deixo um valor reservado na conta de um mês para o outro. Não sinto como se tivesse deixado de fazer algo que gostava, minhas prioridades foram mudando e gosto do jeito que está hoje.

Claro que não acho justo o congelamento dos salários, ou o atraso, mas me organizei de maneira que isso não seja mais um motivo de dor de cabeça e estresse para meus dias. O importante é conseguir organizar o que entra e o que sai, e essa contra não pode ficar no vermelho, porque senão começa a crescer uma bola de neve sem fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário