sexta-feira, 4 de outubro de 2019

O que é minimalismo?

Minimalismo é um termo que está em alta, várias pessoas comentam, mas poucas sabem seu real significado. Sendo assim?

No dicionário minimalismo significa "princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos", e isso expressa bem o que é o minimalismo.

Minimalismo é um movimento que surgiu para ir contra o consumismo desenfreado, para facilitar a vida das pessoas e produzir menos lixo para o meio ambiente. 

Hoje percebo o movimento dividido em dois grupos bem distintos:

- Os minimalistas radicais, que tem o minimo de coisas e que todos seus pertences cabem em uma ou duas malas. Algumas dessas pessoas acreditam que tem um número máximo de itens para a pessoa ser minimalista: já li sobre ter no máximo 100 itens, sobre ter no máximo 33 peças de roupas, enfim, são pessoas que vivem com o mínimo.

- Os minimalistas que seguem alguma ideia mas ainda tem muitas coisas. Esses muitas vezes não são considerados minimalistas pois tem uma casa mobiliada, com vários itens, com decoração, roupas para várias ocasiões. Mas na minha concepção são minimalistas pois possuem somente o necessário, aquilo que é realmente útil ou importante, essas pessoas se livram dos excessos para facilitar seu dia a dia, é muito mais fácil limpar uma casa com poucos objetos sobre os móveis, é muito mais fácil se vestir quando tem somente roupas que a pessoa gosta, enfim, o minimalismo é para ter somente o que é essencial, e retirar todos os excessos, retirar o que não é usado ou que não tem sentido.


Eu não sou minimalista, tenho muitos objetos, tenho muitas coisas que não uso, tenho muito descarte para fazer. Mas gosto das ideias do minimalismo quando vou fazer compras, penso muito bem se quero ou não uma roupa ou objeto, e quando compro descarto algo que tenho em casa, assim não preciso arrumar um lugar novo para o que está entrando. Espero um dia conseguir ser minimalista, mas por enquanto já fico feliz em conseguir não aumentar a quantidade de coisas que tenho em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário